Day #03 | NOS Primavera Sound ’15

Num dia de muito calor (possivelmente o meu melhor dia até hoje no festival), a rumaria fez-se para o Parque da Cidade ainda cedo, para aproveitar o sol e todo o espaço que nos oferece este festival.


Chegado ao parque, Manuel Cruz fez as boas vindas dos primeiros a entrar no recinto, no palco Super Bock, apresentando o espetáculo Estação de Serviço. O (também) autarca, prometeu um concerto cheio de canções novas e de Pluto, Supernada e Foge, Foge Bandido, e foi isso que o fez para um público muito quente mas cheio de amor para dar ao cantor. Apresentou-se com uma banda, e fez o que melhor sabe fazer, um concerto intimista, aconchegante e carinhoso (de ambas as partes). Digamos que o público do Primavera Sound saiu derretido, e não foi só por causa do calor.

IMG_8462

Ao mesmo tempo, no palco ATP, os Xyloris White deram um espetáculo intimista, orquestral e complexo, com muito pouco. O público que quis ouvir boas histórias instrumentais, viram um concerto ideal para uma tarde bem quente no parque da cidade.

IMG_8471

No último dia do festival, o palco principal foi aberto pelos Baxter Dury, que com a sua identidade própria brindaram os portugueses com um espetáculo bem criado e pensado. A essência original do vocalista, como as piadas, maneira de dançar ou mesmo como canta (gestos e tiques), tornam o concerto apetecível para quem não conhece bem a banda.

IMG_8480

Foi preciso apenas o cantautor irlandês, Damien Rice, para encher o grande palco NOS. OK, ele e mais uma guitarra acústica (e alguns pedais de efeitos). O cantor mostrou todos os seus dotes tanto como músico como cantor, num alinhamento inteligente, forte, conciso e emotivo (claro), que deixou todos a cantar no parque da cidade, em espécie de coro. Para o final, depois do tão esperado The Blower’s Daughter, Damien com a sua guitarra, voz, ajuda de um sintetizador, uma guitarra elétrica e uma espécie de bateria, fez a delicia de todos os que estavam a vê-lo (vão de certo recordar). Saiu em braços (sem precisar literalmente deles), e deixou claro que não é preciso mais que uma pessoa para encher o grandioso palco principal.

IMG_8487

Outra banda que não desiludiu, no norte, foram os Death Cab For Cutie que deram um grande concerto, cheio de luz, cor e magia. As músicas complexas, cheias de descrição, instrumental e um verdadeiro detalhe, deixaram todos com pena pois a banda de Ben Gibbard devia ter tocado no Primavera Sound há três anos, e não conseguiram devido a motivos técnicos. Mas parece que ainda vieram muito a tempo de remediar esse cancelamento. A estreia da banda no nosso país deixou não só os fãs da frente rendidos, como todo o público.

IMG_8497

Num noite muito fria, os Ride subiram ao palco principal para mostrar o que de melhor há do pop/rock britânica. Um espetáculo muito forte, com jogos de luzes impressionantes (deixando mesmo o céu mudar de cor – ideal para quem estava a ver o concerto sentado ou deitado nos lugares de trás), que muitas vezes parecia que estávamos num festival inglês, onde depois iriamos ouvir Oasis e Blur.

IMG_8500

No último dia, de salientar alguns concertos que existiram pelo NOS Primavera Sound, tais como os Foxygen, que deram um dos concertos mais energéticos e caóticos que se viu este ano no parque da cidade (o estilo de música também ajuda a isso). No palco mais perto da entrada, Ex Hex deram um bom concerto de rock feminino como é do caracter da banda. No palco ATP, os The New Pornographers entraram e saíram sem ninguém dar conta, pela sua maturidade, serenidade e musicalidade, mostrando que têm muitos anos disto.

 

Depois de receber 77 mil espectadores este ano, NOS Primavera Sound regressa ao Porto em 2016, entre os dias 9 e 11 de Junho (cada vez mais tarde no calendário). Este ano trago na bagagem boas risadas, cansaço nas pernas, memórias e muita muita música. Obrigado, e até para o ano Porto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: