Vamos ao Mercado? | Mercado de Algés

Este Fim-de-Semana visitei o renovado Mercado de Algés. Seguindo as tendências de mercados como os de Campo de Ourique, Ribeira, Bom Sucesso (Porto), Mercado da Vila (Cascais) e Carcavelos (este noutra ótica), este mercado também foi renovado e adaptado. A fórmula já é conhecida para todos, e têm sido repetidas nos últimos anos. Quando um mercado se apresenta envelhecido, decadente e sem futuro à vista, as autarquias responsáveis renovam o espaço, e dão a concessão de uma zona de restauração, para funcionar como atração de novos clientes.

A secção de restauração tem oferta para todos os gostos, com alguma variedade de oferta. Todos dentro deste novo conceito de comida gourmet mais acessível para todos, o destaque vai para o Peixe Ó Balcão, Chicken All Around, Sushic, Walkamole, NaTábua e a A Banca do Petisco. No que respeita à bebida, tal como no Mercado de Campo de Ourique, estas pedem-se à parte, numa zona específica. Neste momento, já está a funcionar o serviço de mesa, o que é uma vantagem. O espaço tem também um palco, instalado numa espécie de plataforma elevada sobre a zona de restauração, que já começa a ter algum uso, mas ainda não há uma programação cultural.

Mercado-de-Alges iii

Tal como nos outros mercados, um dos desafios deste tipo de projetos é a forma como se conseguem integrar as bancas de comércio tradicional com os novos atrativos do mercado. Este Mercado de Algés está mais próximo do de Campo de Ourique. Nesse sentido, foi referido quando laçado o espaço, que foram mantidos todos os comerciantes tradicionais, e que lhes foi dada a opção de acompanhar o horário alargado (o que é uma boa opção, apesar de a adesão, como se sabe nestes casos, é sempre fraca).

Mas Algés não ganhou apenas um novo mercado. As remodelações vieram mexer também com as zonas envolventes, nomeadamente na criação de uma zona pedonal de lazer. A minha experiência foi bastante positiva e penso em voltar. Anseio por mais remodelações destas nos mercados da minha zona de envolvência.

Mercado-de-Alges ii

Fonte 1, 2 e 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: