(Grande) Campanha Icónica | McDonald’s

Sem dúvida que uma das campanhas deste ano vai para a McDonald’s. Quem ainda se lembra dela? Acredito que TODOS. Em suma, a campanha que transformou os produtos mais icónicos da marca em pictogramas com o objetivo de celebrar, juntamente com os consumidores, o seu 60º aniversário. As estrelas foram o Big Mac, Sundae, MacFries e Cheeseburger.

Desenvolvida originalmente pela TBWA\Paris, a campanha tem um design único, exclusivo e moderno. Uma linguagem simples e universal, sem branding associado (uau!), que pretende reforçar o elo de ligação dos fãs à marca. Inicialmente poderia parecer uma campanha de teaser, ou de novos emojis da marca para os fãs utilizarem nas redes sociais. O que não estava totalmente longe. Pois apesar dar campanha ter sido pensada e implementada para todos os consumidores da marca, o foco é nos Millennials, que, em Portugal, onde a McDonald’s celebra 24 anos, cresceram com a marca.

Destaque da campanha de televisão, desenvolvida pela TBWA\Lisboa, a McDonald’s apostou num formato diferente de pequenos vídeos – o “Vine” -, e lançou no dia 2 de junho, seis diferentes, de seis segundos cada, cujo elemento comum são os ícones da marca. Com um tom divertido e disruptivo. Com o claim “I’m lovin’ cada segundo” foram apresentados dois filmes (um com 20” e outro com 30”) que compilaram os diferentes “Vine’s” de seis segundos.

Em Online, a campanha contou, para além das plataformas habituais da marca, com um micro-site com passatempos, partilha de pictogramas em diferentes formatos e de pequenos vídeos (Vines).

Em Exterior, repararam em algumas posições especiais de mupis, onde era possível abraçarmos o nosso icon preferido (Praça do Saldanha, em Lisboa, e na Avenida dos Aliados, no Porto)? Fantástico.

Não esquecer dos Restaurantes, onde os pictogramas estiveram uma grande presença, através de materiais de comunicação nos 144 restaurantes nacionais e nos uniformes dos cerca de seis mil colaboradores. Para reforçar a celebração dos seus produtos mais icónicos, a McDonald’s relançou o Grande Big Mac, que esteve disponível, numa edição limitada, de 26 de maio a 29 de junho.

Desde o inicio que esta campanha não foi indiferente, e depois de ver pequenos pormenores serem tratados como grandes, não posso deixar de dar os parabéns a esta grande marca. Eu rendi-me aos pictogramas. E vocês?

McDonaldsIcons ii McDonaldsIcons iii
Fonte 1, 2, 3 e 4

Anúncios

One thought on “(Grande) Campanha Icónica | McDonald’s

Add yours

  1. Sinceramente, esta gente estadunidense que exporta o ‘american way of life” para todo o mundo somente têm o meu mais profundo desprezo.
    Acabarão vencendo, pois em nossa mídia cretina, esta gente tem todo o espaço.
    A doença da obesidade que pude ver em 1982 lá na terra deles, já abrangente e abundante, hoje tornou-se endêmica ali e já começa a dar seu fortes sinais aqui em nossas plagas. Aqui no Brasil estamos hoje como eles estavam em 1982.
    É claro que não faremos nada para mudar este estado de coisas, ao contrário, seremos cada vez mais induzidos a ter este tipo de alimentação “fast”!
    Que tristeza. Pelo menos, ao meu redor, familiares e amigos, recebem minha mais veemente oposição a este plano cultural horroroso e que deteriora a saúde das pessoas, em especial de nossas crianças, tantas vezes induzidas pelos brinquedinhos ali ‘vendidos’. À propósito, estão entre os maiores vendedores de brinquedos do Brasil em faturamento.
    Se tiver paciência e tempo, recomendo assistir ao filme-documentário “Muito além do peso” que foi apresentado há algum tempo pela TV Escola e que está disponíivel na internet em https://www.youtube.com/watch?v=0v8ENF-lomI. É longo, 1:23h de duração, mas muito esclarecedor.
    Abraço.
    Amor, compaixão, solidariedade.
    Felicidade. Sempre.
    Gustavo Horta

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: