Apontamentos de Verão | Praia [Sol, Areia e Sal]

Chega o bom tempo, e ficamos ansiosos por apanhar sol. Se tiverem um trabalho de escritório (como eu), onde a única luz solar que vemos é a que entra pelas janelas, não é preciso muito para tirar as roupas e estarmos umas boas horas de papo para o ar a apanhar sol.

Todos nós sabemos dos riscos da exposição solar (pelo menos quero acreditar que sim), mas a verdade é que cada vez mais se fala dos benefícios do sol e das suas vantagens para a saúde. Segundos alguns estudos (não sei se era necessário esta comprovação), ambientes de praia ou jardins com elementos aquáticos, são mais benéficos para a saúde e o bem-estar que ginásios ou locais de lazer localizados em centros urbanos. Nas praias, os dias de temperatura amena e maré baixa são os melhores para alcançar o efeito restaurador desejado. Em forma geral, o sol, a areia e o sal podem melhorar a nossa saúde física e mental, e a qualidade da pele e cabelo.

Quando estamos expostos ao sol, o organismo produz vitamina D (essencial para a absorção de cálcio e ossos fortes), que além de vir do sol também a vamos buscar na alimentação, sendo que bastam 10 minutos diários de exposição solar para garantir a dose necessária (sim, não é preciso apanhar escaldões). Assim, nunca é demais relembrar que se nos expusermos ao sol, devemos usar proteção solar e proteção física (guarda-sol, chapéu, óculos escuros). Além deste beneficio, está provado que os dias com sol nos metem mais felizes e melhora o humor (os níveis de sererotona aumentam). Assim, o sol é nosso amigo e um bom antídoto para a depressão, stress, sono e apetite.

Na praia podemos fazer longa caminhas pela areia que vão estimular as terminações nervosas e fortalecer os músculos dos pés (coisas que não acontecem com caminhadas com calçado). A mesma caminhada (ou até corrida) abate 1,6 a 2,5 vezes mais energia do que numa superfície lisa. Isto deve-se ao facto dos músculos realizarem mais trabalhado mecânico quando corremos na areia. Se não conseguirmos andar/correr muito tempo em superfícies irregulares, podemos alternar entre areia seca e molhada. Outra vantagem de andar na areia é que estamos a fazer uma esfoliação natural aos nossos pés, removendo as células cutâneas mortas (não só dos pés como de qualquer outra parte do corpo), deixando-os mais lisos e suaves.

Sabemos que hoje em dia, tanto as mulheres como os homens se preocupam com o envelhecimento, e fazem de tudo para parecer mais jovens. Uma das formas mais naturais de tratar do nosso corpo, é de vez em quando, é utilizar a água salgada. O oceano está carregado de minerais com propriedades anti envelhecimento, que melhoram a elasticidade da pele. O sal marinho também tem propriedades relaxantes e suavizantes que removem sujidade e toxinas do corpo. Não é à toa que sais de banho, haloterapia, produtos de beleza que incorporam esses ingredientes nas suas fórmulas, ganharam fama nos últimos anos. O que as partículas fazem é facilitarem a abertura dos poros melhorando a circulação e hidratação do tecido cutâneo, ficando a pele mais suave e firme com menos propensão para o aparecimento de rugas e celulite. Ao menos tempo, a água salgada funciona como hidratante para pele seca e equilibra a pele oleosa. O enxofre que a água tem ajuda a sintetizar o oxigénio e o potássio mantendo o equilíbrio hídrico necessário ao metabolismo celular, ao menos tempo que favorece a hidratação e libertação das impurezas da pele. O seu cálcio limpa os poros, fortalece as membranas celulares, e o magnésio remove a sujidade e toxinas da pele. Por isso, toca ir a banhos. Por ultimo não esquecer que a água do mar também é utilizada para problemas respiratórios, o que podemos aproveitar para fazer algumas inalações dela no seu estado puro.

Sabemos que praias com rochas não são do agrado de todos. Mas o que temos que ter em conta é que muitas dessas praias têm biodiversidade muito rica, e nós podemos tirar partido dela (sem destruir a natureza). Muitas praias têm rochas de argila e podemos aproveitar para fazer as ditas máscaras naturais. Se em casa normalmente só nos preocupamos com o rosto em termos de máscaras, na praia é o local ideal para tratar de todo o corpo. Se não estivermos com a pele sensível da exposição solar, podemos aproveitar para fazer uma esfoliação ao corpo com a areia, e depois aplicar a argila. Além disso, algumas praias possuem umas rochas um pouco ásperas que podem ser uteis para uma esfoliação mais forte nos pés.

Como se vê a praia é um local ideal para o aproveitarmos, cheio de mais-valias e deve requerer algum do nosso tempo. O importante é termos os cuidados necessários com a exposição solar, ao mesmo tempo que usufruímos deste local fantástico. Não custa relembrar a importância de preservarmos as praias, trazendo todo o lixo que produzimos no local. Se tiverem alguma paciência (como eu), recolham os resíduos ao vosso redor (das pessoas ‘mais esquecidas’). Todos agradecemos (uns mais que outros). Boa praia.

Enquanto não escrevo sobre mais dicas, vão acompanhado a minha pequena jornada nestes 15 dias pelo Facebook e Instagram, e estejam atentos #VidaDePublicitárioEstáDeFérias.

ApontamentosDeVerão iii

Fonte Revista Saber Viver #182, 2, 3, 4 e 5

Anúncios

2 thoughts on “Apontamentos de Verão | Praia [Sol, Areia e Sal]

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: