Apontamentos de Verão | Cremes Protetores

O facto de já ter trabalhado várias industrias, sectores e marcas, faz com que o meu know-how vá um pouco para além dos meus conhecimentos ou interesses. Já tive grandes desafios, onde tive que me reinventar e ir à luta do conhecimento mas acabei por aprender mais do que pensava. Além disso, trabalhar outros públicos-alvo diferentes do que me insiro, faz com que tenha perceções abrangentes e pontos de vista diferentes, acabando por aplica-los no meu dia-a-dia. Um exemplo disso é trabalhar targets femininos com interesses muitos distintos dos meus.

Trabalhei e trabalho clientes de Cosmética, e desde o inicio foi um grande desafio entender esta complexidade. Na realidade entrava nas reuniões/briefings sem saber a diferença entre um creme de dia e noite. Isso fez com que no inicio fosse difícil e a minha entrega tivesse que ser a 200%. Mas os resultados desse empenho, além de trazerem vitórias profissionais, trouxeram conhecimento e interesse a nível pessoal.

Neste momento estou muito mais conhecedor da temática, e seria uma parvoíce se não a pusesse em pratica no meu dia-a-dia. Um dos segmentos de cuidados com a pele com grande importância, é o da proteção solar. Sempre usei protetor, e agora com muito mais consciência (não consigo sequer por a possibilidade de não usar, e não entendo quem não usa).

Já escrevi sobre os benefícios do sol (post aqui), mas agora é importante detalhar alguns dos cuidados que devemos ter com a exposição solar. A primeira coisa que devemos fazer é colocar o protetor solar em casa, antes de vestir o fato de banho. Parece complicado, mas na realidade estamos a ganhar tempo. Falo por experiência própria, porque já o faço faz alguns anos, e quando chegamos à praia, além de estarmos descontraídos o protetor já atuou sobre a pele. O importante é escolhermos o protetor de acordo com tipo de pele e exposição solar que vamos fazer.

Atenção que por usarmos protetores não quer dizer que tenhamos uma barreira invisível e que não potencie o mal do sol. As nossas células memorizam toda a informação errada que recebem, por isso mais tarde, toda a radiação UV que a pele recebe, vai espelhar na nossa pele. O importante é ter atenção ao tempo de exposição, horas, frequência de renovação do protetor e proteções físicas.

O sol deve ser consumido em moderação e a perceção de que temos uma pele menos clara nada tem a ver com o facto de meter menos protetor solar. Sabemos que o sol é a fonte de vida, mas temos que ter cuidado sobretudo com os raios ultravioleta para evitar escalões (queimaduras solares). Um escaldão traz riscos tremendos à pele, e danos a longo prazo. Por exemplo as pessoas que apanham sucessivos escaldões, além de ficarem com manchas na pele, estão a potenciar o risco de cancro cutâneo.

Outro fator a ter em conta com a exposição solar, são alergias solares. Muitas vezes os escaldões podem ser semelhantes a uma chamada alergia ao sol, e os sintomas são parecidos. A pele estar sensível e vermelha pode também ser um indicio de uma alergia. Além da pele ficar com um aspeto avermelhado, pode-se sentir alguma comichão, mas também se pode manifestar em forma de uma borbulhagem. Nos casos de peles sensíveis já existem bastantes protetores adequados a alguns problemas e normalmente é mais fácil encontra-los nas farmácias.

Existe ainda quem procure um bronzeado adequado à época do ano e utilize óleos para acelerar o processo (são apenas posicionamentos errados, pois cometia-se muitos erros no passado). A boa noticia é que já existem protetores que potenciam o bronze, assim como já existem óleos com proteções adequadas à exposição solar (ou seja, não há desculpas). Recomendo os óleos com bons índices de proteção, para grandes períodos de exposição solar, onde a pele já se encontra muito seca pelo sol e água do mar ou piscina. Nestes casos óleo já vai começar a fazer alguma hidratação na pele.

Além dos protetores solares de pele, devemos ter cuidado com os lábios, e usar uma proteção correta e adequada à sensibilidade dos mesmos. O cabelo é outra parte do corpo muito exposta ao sol e sal, portanto devemos utilizar um protetor especifico, com particularidades especiais para ajudar à nutrição do mesmo.

Em termos práticos, começo sempre o verão com máxima proteção, e este ano utilizei o Protetor solar Daylong Extreme SPF 50+ (dos laboratórios Galderma) em loção lipossomal (forma de sistema de liberação controlada de medicamentos ou substâncias biologicamente ativas) que tem proteção muito elevada contra os raios UVA , UVB e IV, é para peles sensíveis e peles normais a secas, pode ser aplicado no corpo e face e ainda muito muito resistente à água. Gostei da experiência deste produto pois não tem conservantes e perfume, tem aloé vera e vitamina E, é fácil de espalhar, tem uma rápida absorção e não é pegajoso. Podem encontra-lo em farmácias e possivelmente para o ano a gama será alargada.

Ainda utilizei da Garnier o Clear Protect FPS 30 com proteção Transparente/Adultos em Spray, que é ideal para quem não gosta de ter a cor do creme, e de fácil aplicação. É uma grande opção para peles claras já bronzeadas com protecção UVA/UVB. Em Termos de proteção de corpo ainda utilizei Babaria Óleo Bronzeador/Protector Spray Coco FP50 para hidratar a pele no final do dia. Além de proteção dos lábios, também utilizo o Babaria Spray Protector Capilar Aloe Vera que se nota a diferença, principalmente para quem mete produtos de styling no cabelo. Esta marca tem uma gama alargada de produtos e podem comprar tudo online.

Enquanto não escrevo sobre mais dicas, podem rever a minha pequena jornada nos meus 15 dias de férias no Facebook e Instagram, e sigam o #VidaDePublicitárioEstáDeFérias.

ApontamentosDeVerão vFonte Revista Saber Viver #182, 2 e 3

Anúncios

One thought on “Apontamentos de Verão | Cremes Protetores

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: