Frio, Neve e Nervos | Everest

Na passada semana, fui assistir o filme que protagoniza a subida à montanha mais alta do mundo, Everest. É um filme de cortar a respiração, não fosse a história real. Trata-se da escalada mais mortífera do Everest até ao momento registada. Deu-se a 10 de maio de 1996, após dois meses de preparação e habituação ao frio e à pressão. O filme demonstra uma série de más decisões, motivadas pela obsessão de chegar ao topo (por alguns nem se entende as razões), que acabaram por ser fatais para oito dos doze montanhistas.

Além de toda a expedição, o filme dá conta do negócio por trás das subidas à montanha, o que para alguns é uma grande surpresa. Na altura da subida ao ponto mais alto do mundo, uma potente tempestade de neve vitimou dois guias experientes donos de empresas de expedições (Rob Hall, da Adventure Consultants, e Scott Fischers, da Mountain Madness) e seis elementos das suas equipas quando subiam ao topo da montanha mais alta do Mundo (8848 metros).

A antestreia ainda teve como convidado o alpinista português João Garcia, que fez a sua jornada até ao topo do mundo três anos após a esta tragédia. Segundo o mesmo, “Hollywood finalmente conseguiu retratar bem este tema, tanto do ponto de vista das imagens como técnico”.

Um filme que nos mete com os nervos à flor da pele. O filme ser em 3D, e a experiência na sala IMAX dá uma dimensão mais real a todo o filme e envolve-nos nesta aventura. Todos sabemos que o final não é o melhor, mas é algo que já estamos à espera.

Avaliação de 7/10.

Podem seguir a minha ‘vida cinematográfica’ através da conta do trakt.tv e pelo meu twitter.

Everest ii Everest iii

Fonte 1, 2 e 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: