Vamos Estudar as Espécies | A Viagem de Darwin

Está no Parque dos Poetas em Oeiras, a exposição “A Viagem de Darwin” que ilustra a viagem que Darwin fez a bordo do navio HMS Beagle (Dezembro de 1831 a Outubro de  1836) e cuja influência no seu trabalho foi determinante para a biologia moderna.

Este fim-de-semana fui rever uma das temáticas que mais me marcou no secundário. Na exposição “A Viagem de Darwin” recuei uns anos e parecia que estava a abrir o meu livro de biologia novamente. A exposição refere-se à sua expedição no HMS Beagle, que visava o levantamento cartográfico da América do Sul. Esta expedição permitiu ao jovem naturalista Darwin (22 anos) conhecer e explorar novos territórios, estudando em detalhe as suas faunas, flora e geologia. As suas observações, minuciosamente anotadas, e as coleções de espécimes que construiu e enviou para Londres para estudo posterior, foram determinantes para a vasta obra que produziu, base do pensamento científico moderno.

  

A exposição está muito bem conseguida e num espaço com bastante luz natural, que ajuda à temática. Indicada para crianças, jovens e adultos, de forma a conhecerem um pouco mais sobre a evolução das espécies. Quem já estudou o tema, prepare-se para o avivar da memórias de temas que achava esquecidos. Para os que estão atualmente a estuar, é ideal para um resumo alargado e detalhado. Quem visitar a exposição, pode ainda usufruir do agradável parque do concelho de Oeiras, o Parque dos Poetas. Tal como o nome indica é um espaço onde a história da Poesia da Língua Portuguesa é, de uma forma única, contada pelas artes da escultura e dos jardins. No seu espaço verde, a poesia portuguesa é homenageada através de 60 poetas, e/ou sua obra, mais representativos, desde a fundação da nacionalidade até ao século XX, incluindo os países e territórios de expressão portuguesa, e pela visão de 40 dos mais significativos escultores do nosso tempo do espaço lusófono, em obras de diversas correntes estéticas da expressão escultórica. No caso da exposição, está situada numa parte nova do parque que possuiu uma grande vista sobre o Rio Tejo e Lisboa.

 

 

 

“A Viagem de Darwin” é está no espaço Templo da Poesia, com uma entrada de 4€, de terça a domingo das 10h às 18h. Aproveitem os bons dias, e marcarem esta visita. Após a matéria revista, fiquei com mais vontade de realizar o meu sonho (da altura que estudei esta matéria), visitar as ilhas Galápagos. Quem se alista comigo nesta missão?

Sigam o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter

 

Fonte 1 e 2

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: