A Mudança e Aceitação Social das Marcas | Barbie + Lego

A sociedade está em constante evolução. Já nada é como antes, e se o que era ontem presente, hoje é passado e temos que nos habituar aos novos paradigmas. A questão é: as marcas adaptam-se porque o público pede, ou para serem melhor aceites socialmente? A nova linha de bonecas Barbie Fashionistas 2016 inclui quatro tipos de corpos (o original e três novos), 7 tons de pele, 22 cores de olhos, 24 estilos de penteados e inúmeras roupas modernas e acessórios. No mesmo dia, a Lego anunciou que vai lançar o seu primeiro boneco em cadeira de rodas.

A mudança na cultura, nos hábitos, e na sociedade reflectem alterações em vários sentidos. Ontem foi anunciado ao mundo, e claro, com grande boom online, nomeadamente nas redes sociais, grandes alterações na Barbie e Lego. A boneca mais famosa do mundo, já era alvo de alguns ataques negativos nos últimos anos. O corpo, a beleza, as roupas, o cabelo, eram apontados como modelos demasiado ‘falsos’ para as crianças. De forma a ser mais aceite culturalmente, a Barbie renova-se, de forma as meninas do mundo se identificar com as suas histórias e de despertar a sua imaginação através da Barbie.

A expansão da sua linha Fashionistas com a criação de três novos tipos de corpos (alto, curvilíneo e pequeno), assim como uma variedade de tons de pele, estilos de penteados e roupas. Estes novos modelos estarão disponíveis para encomendar a 28 de janeiro nos Estados Unidos (Barbie.com) e via Amazon internacionalmente. Por cá, estará disponível no final de Março de 2016.

NewBarbie2NewBarbie3

Esta alteração, vem no seguimento da estratégia global da marca, de personificação da mulher na sociedade, que tornou a boneca número um mundial, e um ícone. Com as alterações sociais e o ‘poder’ das mulheres nos dias de hoje, faz sentido a Barbie adaptar-se a esta nova realidade e acompanhar o mundo. Esta noticia foi de tal forma bem aceite que já é capa na revista Times. 

Barbie_time

Por outro lado, no mesmo dia, a Lego, que tem-se reinventado nos últimos anos, anuncia que vai lançar o seu primeiro boneco em cadeira de rodas. O anúncio foi feito na Feira do Brinquedo de Nuremberg, na Alemanha, e o objetivo deste boneco é promover a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência.

Esta iniciativa originou numa campanha online chamada #ToyLikeMe (um brinquedo como eu) , que vai ser incluído na coleção “Diversão no Parque” que chegará ás lojas neste verão.

Lego_Cadeira de Rodas

A questões que se podem colocar é: este produtos vão ser vendidos e aceites pelas crianças? São boas noticias, que ganham muitos adeptos, seguidores e ruído online, mas em termos de retorno será apenas isso? As marcas não ganham à partida com a venda destes produtos diferenciadores, mas possivelmente ganham em termos de aceitação social, posicionamento e awareness. Independentemente disso, verifica-se que é uma grande jogada de markteting que posiciona grandes marcas na vanguarda da inovação. Para nós, profissionais da marca pode ser algo percepcionado, mas para o mundo, é um grande passo, onde as marcas querem fazer parte da história. Parabéns à Barbie e à Lego.

Sigam o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter

New_Barbie

Fonte 1, 2, 3, 4 e 5

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: