Como Brincar e Aprender Matemática com LEGO?

Ultimamente assistiu-se a muitas partilhas de imagens e vídeos sobre como aprender matemática com LEGO. Como amante da marca, não podia deixar escapar este tema. É uma forma de estimular as crianças ao mesmo tempo que se brinca, e se tira partido das propriedades e características deste brinquedo. Não há melhor brinquedo para estimular a imaginação, as habilidades criativas e o pensamento lógico.

Toda gente sabe o que é LEGO, quem não sabe só pode viver noutro mundo. Este brinquedo fez parte da cultura pop nas década de 80 e 90, onde as peças mais conhecidas e coloridas do mundo faziam parte de qualquer sonho de criança. Pode-se montar e desmontar, de forma a construir o que quisermos, dando largas à nossa imaginação. Na altura era regra obrigatória ter pelo menos uma caixa pequena, algumas peças avulso ou um temático.

Desde essa altura, tudo mudou, e tudo se alterou muito rapidamente. As brincadeiras e os hábitos das crianças mudaram bastante, tendo mesmo passado por uma fase que o LEGO passava ao lado das crianças. Mas com as alterações na estratégia da marca, que já falei várias vezes, trouxeram novamente o LEGO para os tops de preferências das crianças. Mas enganem-se aqueles que pensam que eles servem apenas para diversão. Alguns professores aproveitam a forma das peças para dar uma finalidade mais educativa (mas não menos divertida), ensinar matemática.

Um caso especifico e conhecido, é o da Alycia Zimmerman, uma professora primária de Nova Iorque que usa regularmente LEGO para ajudar a desenvolver as competências básicas da matemática, para estimular a atrair a atenção dos seus alunos. Estas peças oferecem uma grande oportunidade para explicar conceitos e cálculos matemáticos fundamentais de forma a ser imediatamente compreendido pelas mentes jovens.

Sabemos que as crianças prestam mais atenção às aulas com LEGO, uma vez que elas podem visualizar, tocar e manipular aquilo conceituado nos livros, tornando a fixação e aprendizado muito mais fluída. Existem vários exercícios, que usando peças de diferentes tamanhos e combinando-as entre elas, explica-se aos alunos o conceito de fracções, números quadrados, multiplicação e divisão. Vejam alguns exemplos do que se pode fazer para estimular e dinamizar a aprendizagem.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter

SomaLego_Mat12

Divisão

 

Lego_Mat03Lego_Mat04Lego_Mat05Lego_Mat06

Fracções

Lego_Mat07
Lego_Mat08Lego_Mat09Lego_Mat10

Quadrados Perfeitos

Lego_Mat11

Fichas de Exercícios que podem ser adaptadas para Português

Alguns vídeos para exemplificar

Fonte 12, 3 e 4

Anúncios

2 thoughts on “Como Brincar e Aprender Matemática com LEGO?

Add yours

  1. O presente de Natal que ficou gravado na minha memória foi uma grande caixa da Lego. E nessa altura ainda não tinha ideia de que iria seguir matemática… Mas, mesmo que não tenho usado os meus “legos” para estudar matemática, o brincar com eles foi muito importante para o desenvolvimento do meu raciocínio espacial e noções de proporção e padrão.
    Início de caminho para o meu projeto atual: Nonius Adventures ( noniusblog.wordpress.com )
    Excelente artigo!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: