O Que Visitar em Berlim | Top 10 Atracções

Ainda se lembram que há um mês atrás estava por Berlim? Desde lá não tenho parado, com trabalho e alguns projectos, mas os posts sobre a capital alemã não estão esquecidos. Para quem vai visitar Berlim com pouco tempo ou quem quer saber quais são as atracções que não pode falhar. Não é uma tarefa fácil, pois Berlim tem muita coisa para ver. É uma cidade com uma história muito recente e pesada que não deixa nenhum indiferente. Afinal das contas muita da nossa história passou-se ali.

Não deixem de conferir a página com preparar a viagem aqui, e as principais fotos da viagem aqui. Para saberem o que visitar façam uma pesquisa Online, comprem um livro com os pontos turísticos e façam um pequeno percurso para visitarem a cidade. Aguardem mais dicas em breve.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

1- Brandenburguer Tor

Berlim02

A porta de Brandenburgo, depois do nacionalismo alemão, simboliza a paz, perto da construção do Muro. A sua reabertura em 22 de Dezembro de 1989, fez dela um emblema de reunificação. Hoje em dia, é provavelmente o cartão postal mais famoso de Berlim, pelo que é obrigatório uns  minutos para o admirar e tirar umas fotos. A porta de Brandenburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte, zona leste.

2- Holocaust-Mahnmal

Berlim07

Este monumento, inaugurado em 2005, após muitas discussões, é uma obra de arte contemporânea no centro da cidade. Poucos metros à frente da porta de Brandenburgo encontra-se o Memorial aos Judeus Mortos na Europa, ou simplesmente Memorial do Holocausto. O projecto do arquitecto americano Peter Eisenman tem 2.700 blocos de concreto cinza escuro e de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas que nos obrigam a um grande momento de reflexão. Em baixo, o centro de informação debruça-se sobre os factos histórico, com uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus. Na Raum de Namen estão listados os nomes dos judeus assassinados no campos de concertação. Impossível ficar indiferente a tal monumento.

3- Reichstag (Parlamento Alemão)

Berlim03

Muito perto da porta de Brandenburgo, mas no lado oposto ao Memorial do Holocausto, encontra-se o Reichtag, o prédio que abriga o parlamento alemão. O prédio de dimensões monumentais, além de ser muito bonito tem bastante história: em 1918, o político Philipp Scheidemann proclama a República na Alemanha de uma de suas janelas e em 1933 há um incêndio no edifício, acontecimento que foi usado como pretexto pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes. Símbolo da queda de Berlim, precisou de esperar pela reunificação para acolher o Bundestag sob a nova e fulgurante cúpula de video (1999, Norman Foster). A cúpula e o terraço do prédio do Reichtag são abertos à visitação, para apenas por marcação ou inscrição online.

4- Gendarmenmarkt

Berlim24

Um praça com três magníficos edifícios, onde dois deles têm duas cúpulas gémeas (Karl von Gonthard, 1785), que dominam a cúpula de Deustscher e de Französischer (1701-1705), edificadas por calvinistas alemães e franceses. No centro e as Catedrais Francesa e Alemã, que são praticamente idênticas, e que ficam de frente uma para a outra, temos a Casa de Concertos. Depois da queda do Muro, os restaurantes e cafés abriram suas esplanadas fazendo dela uma das praças mais bonitas da cidade. Situada no centro de um bairro calmo, fazendo com que seja o coração daquelas ruas. Desfrutem de Gendarmenmarkt.

5- Muro de Berlim

Berlim21

Quase 26 anos já se passaram desde a sua queda, mas até hoje o Muro de Berlim exerce um grande fascínio nas pessoas, e um peso enorme na história da cidade. Apesar de uma componente bastante negativa (é importante ter em conta isto), não se pode deixar de visitar alguns pontos onde ainda se consegue ver este marco histórico. Um dos locais mais famosos para visitar, é chamado de “East Side Gallery”, que fica ao longo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke. Este grande pedaço de Muro, contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo que expressam os acontecimentos políticos ligados ao muro. Esta parte representa a celebração da queda do mesmo, e tem pinturas bastante interessantes e conhecidas. Mas se quiserem mais do que tirar fotos ao Muro, e aprofundarem um pouco da sua história aconselho ir no Memorial do Muro de Berlim, na Bernauer Strasse (Gedenkätte Berliner Mauer). Além disso, ainda existem algumas partes do Muro espalhadas pela cidade, é preciso é estar atento (na Potsdamer Platz que tem uma linha no chão a representar o Muro e no Stiftung Topographie des Terrors).

6- Checkpoint Charlie

Berlim28

O Checkpoint Charlie era o posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, na altura em que existia o muro e a cidade estava dividida. Este posto era usado somente pelas membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje em dia, é um dos locais com maior aglomeração de turistas, mas em redor pouco se sente o peso do Muro. Todos querem ter uma foto da “casinha” com os soldados e o “You are leaving the American sector”, mas sabiam que nem o soldado que está na fotografia é o Charlie? No museu têm uma visão anedótica da história do Muro, com relatos de desertores, as malas que escondiam os fugitivos, e ainda uma exposição de não à violência.

7- Kaiser-Wilhem-Gedächtniskirche

Berlim08

Entre a avenida Kudamm e a rua Tauentzienstrasse, está a praça Breitscheidplatz, onde fica a Gedächtniskirche. Esta igreja é também conhecida como “igreja quebrada”, que foi muito danificada na Segunda Guerra Mundial, como se pode ver. Na verdade restou muito pouco da igreja, mas estas ruínas foram mantidas justamente para lembrar os horrores da guerra, a destruição que ela causa. Desde 1943, “a Igreja da lembrança” (1890-1895) dirigia para o céu um campanário mutilado, que neste momento recorda a violência dos bombardeamentos (foi destruído mais de um terço dos alojamentos da cidade). À noite a torre e a nave da nova igreja (1961) formam dois primas de vidro azul, iluminados a partir do interior. Não deixem de visitar o interior da igreja destruída e a nova que está mesmo ao lado. Junto da igreja têm uma das avenidas mais famosas de Berlim, a Kurfürstendamm. É um espaço comercial com muitas opções de compra, é uma rua com as principais de lojas mais e lojas de luxo. Na continuação da avenida Kudamm, vem a rua Tauentzienstrasse, onde encontra-se a loja de departamentos Kadewe – um templo do consumo, que merece uma visita independente de fazer compras ou não.

8- Unter den Linden e Museumsinsel

Berlim23

A Unter den Linden é uma das avenida mais famosas de Berlim e um passeio por ela é programa obrigatório numa visita à Berlim. Nela podemos fascinar-nos por ornamentações barrocas, colunas clássicas, pilastras neoclássicas e pórtico dórico. Ainda podemos ver a homenagem honrosa à estátua equestre de Frederico, o Grande (1851).  Ao longo desta avenida, que se estende deste a Pariser Platz (onde está a porta de Brandenburgo) até a ponte Schlossbrücke, encontram-se diversas atracções e pontos interessantes, como por exemplo a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt, os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais (Palácio do Príncipe Herdeiro e Palácio da Princesa, respectivamente), o Neue Wache (um prédio em estilo neoclássico que funciona como o “Memorial Central da República Federal da Alemanha para as vítimas da Guerra e da Tirania”) , o prédio Zeughaus, que abriga o Museu Histórico Alemão, etc.

Na avenida, após a ponte Schlossbrücke, temos o Museumsinsel, que é um excepcional conjunto de museus construídos como se fossem templos, ao nível grandioso da Prússia (1830-1930). Junto desta ilha exista uma catedral monstruosa, a Berliner Dom. Foi reconstruída em 1905 estilo neobarroco um pouco excessivo, a catedral protestante abriga sob o luxo ostensivo da sua nave 90 sepulturas dos Hohenzollem (os túmulos aparatosos de Frederico I e de Sofia-Carlota, e o Grande Eleitor).

9- Alexanderplatz e Fernsehturn

Berlim34

A Alexanderplatz é uma grande e super movimentada praça de Berlim. Nela está localizada uma das principais estações de metro da cidade, por onde passam diversas linhas. Além disso, também é um local com bastantes ofertas para compras e refeições. Na Alexanderplatz podem ver o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Torre de TV (Fernsehturn), uma das construções mais altas da Europa. Existe a possibilidade de subir ao cimo da torre, onde se pode ter uma bela vista de Berlim em 360 graus.

10- Scholoss Charlottenburg

Berlim13

É um grande palácio, nas imediações da cidade. É uma obra-prima do barroco (1695-701), dedicada por Frederico (1688-1713) a sua mulher Sophie-Charlotte e ampliada (1740-1746) por Knobelsdorff para Frederico II. No interior pode-se ver os sumptuosos aposentos do Rei, a sua colecção de pintura francesa e vitrinas de porcelana chinesa e japonesa. Não se pode sair do locar sem passear um pouco no, também, grandioso jardim do Palácio (nas traseiras). Passeiem pelo grande passeio que percorre a paragem de metro até ao Palácio Scholoss Charlottenburg, é magnifico à medida que se vão aproximando.

Anúncios

3 thoughts on “O Que Visitar em Berlim | Top 10 Atracções

Add yours

  1. Sempre adorei cidades europeias, mas Berlim nunca foi para mim um destino de sonho ou a visitar, mas com este top de atracções da capital alemã, talvez mude de opinião. Gostei e fiquei interessado em conhecer o Holocaust-Mahnmal e a Gedächtniskirche, talvez pelo valor sentimental. Também os restos do muro de Berlim despertaram-me curiosidade. Parabéns pelo blog 🙂

    Kaiser-Wilhem-Gedächtniskirche

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: