Finalmente Já Temos Vídeo do Kanye

Já muito se falou do novo vídeo do Kanye West para a sua música ‘Famous‘. São 10 minutos e 37 segundos de bonecos de cera, que dividiu opiniões e gerou (claro) muita polémica. Até agora estava apenas disponível no Tidal, mas o tempo de espera (finalmente) chegou, e o vídeo já está disponível no YouTube.

O vídeo irreverente de Kanye, mostra-o e sua mulher, Kim Kardashian, nus na cama e rodeados por outras celebridades, também elas nuas, como Taylor Swift (com quem o cantor mantém uma relação agridoce), Bill Cosby (acusado de múltiplos casos de assédio sexual), Caitlyn Jenner, Ray J, Anna Wintour (editora da VogueDonald Trump e George W. Bush (políticos americanos republicanos), num clima de pós-orgia. No passado dia 01 de Julho, o cantor disponibilizou este controverso vídeo do seu mais recente trabalho, The life of Pablo, no YouTube, que rapidamente ultrapassou as 250 mil visualizações. 

E muitas opiniões

Houve quem o achasse uma obra de arte, e houve quem o achasse uma brincadeira de muito mau gosto – como por exemplo Taylor Swift, que ao vê-lo terá ficado “horrorizada”.

Algumas das celebridades presentes no vídeo já comentaram a sua inclusão, que terá sido feita com recurso a bonecos de cera. Chris Brown disse de Kanye que é “louco, mas talentoso”, ao passo que o antigo presidente dos E.U.A., George W. Bush, disse através do seu representante que se encontrava “em muito melhor forma”.

Por cá, o cantor David Fonseca escreveu no Observador que “um dos raros artistas que se apresenta sem qualquer filtro e sempre desafiante” (podem ler aqui este brilhante artigo). Na realidade é o que o cantor português transmite, Kanye habitou-nos a obras primas artísticas no mundo da música, mas tem-se superado e evoluindo no desenvolvimento da arte contemporânea. Ele consegue misturar o seu dom com o facto de ser uma estrela constante dos serviços noticiosos de boatos e coscuvilhices.

Na única declaração que deu sobre o lançamento deste vídeo, à revista Vanity Fair, Kanye disse que o vídeo “não é em apoio ou contra nenhuma das pessoas do vídeo”, mas “um resumo do que é a fama para ele”.

Mas qual o objectivo de Kanye?

Com duração de dez minutos, termina com agradecimentos a todas as celebridades, mas não se sabe ao certo, “quantos ‘amigos’ concordaram em estar representados neste vídeo”.

Mas afinal há muito mais a dizer sobre este vídeo do que simplesmente corpos de cera famosos nus. Desde a razão porque foram escolhidas estas celebridades, o estarem em cera, a inspiração na obra do pintor realista americano Vincent Desiderio (“Sleep”, 2008) ou no vídeo-instalação de Malerie Marder (“At Rest”, 2003) ou a referência sexual. A mistura da arte com a “busca ao like” é de facto uma mistura explosiva que continua a dar que falar. Mais uma vez a estratégia de marketing do cantor é brutal e surpreendente. O seu trabalho é fantástico para quem acompanha música e arte. Obrigado Kanye.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

Fonte 1, 2 e 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: