Como Reciclar Velas em Casa

Quem não gosta de uma boa vela decorativa em casa? Como em quase tudo, hoje em dia temos uma oferta muito alargada de velas de decoração, mas já devem ter notado que têm muito desperdício. Se há coisa que não gosto é deitar coisas fora que podem ainda ter alguma utilidade, e as velas foi um caso desses, pois fazia impressão deitar fora devido à quantidade de cera que ficava nas paredes dos copos.

O processo é fácil e rápido. Podemos fazer novas velas com os restos de velas que chegaram ao seu fim e aproveitar os seus copos. Quem já me segue no Snapchat [@charliecfm] reparou no dia que deitei mãos à obra, e viu a criação de novas velas. Mas vamos por partes para não nos perdermos.

1 – Primeiro  precisamos de arranjar um espaço para ir acumulando os restos de velas que não se gastaram. Costumo guardar num canto do armário, com os seus recipientes e logo dividido por cores. Para não acumularem muito, aconselho nas mais pequenas retirarem mesmo só a cera e colocarem nos copos que têm.

CriarVelas004

2 – Quando se passa para a concretização, é importante ter alguma quantidade de cera, para rentabilizar o trabalho, o tempo e fazer mais que uma/duas velas. Assim, o que é preciso é um púcaro, pavio e os recipientes lavados e prontos a serem reutilizados. A divisão das cores é importante para criar velas com cores diferentes. Se misturarmos todas as cores vai dar sempre uma cor castanha. Recomendo dividir por branco, tons de vermelhos/laranjas, tons de azul/roxo e verde, mas depende da cor de velas que compram.

CriarVelas002

3 – Nos copos (este é o recipiente mais fácil para fazer, mas podem experimentar outros), colar um pavio com uma base de metal. O pavio pode ser comprado em drogarias ou lojas de especialidade de DIY, apesar de em Portugal encontrar pouco e serem muito caros. Recomendo comprar online nos sites Amazon, Etsy, AliExpress ou Wish, depende dos preços que praticarem no momento. Para colar uso cola para vários materiais para aderir melhor. Importante não esquecer de colar no antigo sitio do antigo pavio, bem no centro.

CriarVelas001

4 – Colocar no púcaro os restos de cera por cores e levar ao lume para a cera derreter. Não colocar o lume muito alto, pois as velas têm cheiros e pode causar alguma irritação no ar. Para velas sem cheiro pode-se adicionar uma essência liquida que gostem ou em cera como já encontrei.

5 – Alinhar os copos, já com o pavio colado e verter cera em estado liquido. Ideal não verterem tudo até ao fim, pois tem resíduos que não interessam da vela antiga. Colocar os copos no exterior para solidificar mais rápido e guardar alguma cera para um toque final.

6 – Quando tiver solidificado, vão reparar que junto do pavio a cera abate um pouco. Desta forma, voltar a derreter o resto e colocam por cima para tapar aquela espécie de buraco. Desta forma ficam perfeitas e prontas a utilizar.

Podem dar asas à imaginação e criar vários tipos de velas, por cores, por camadas, com recipientes diferentes, efeitos, etc. Se gostarem de criar presentes para oferecer, esta pode ser uma boa ideia e económica.

Agora experimentem, metam mãos à obra e poupem alguns euros na compra de novas velas. Não esquecer que já existem velas com produtos naturais que fazem toda a diferença. Se conseguirem apostem nelas. Divirtam-se.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: