Wow! 25 Metros Quadrados de Síria Numa Loja da IKEA

Quem me segue, sabe que não é a primeira vez que escrevo sobre a marca Sueca de especializada em mobiliário. O IKEA é uma das marcas que mais admiro, pelos valores, posicionamento e inovação que partilha constantemente, em especial na área do marketing e publicidade. Se há marca que tenho pena de não ter trabalhado, é esta (podem recordar alguns cases que escrevi aqui e aqui).

Numa iniciativa para chamar atenção e passar uma mensagem fortíssima, na loja IKEA de Slependen, na Noruega, durante duas semanas, foi recriada uma casa Síria, que alberga nove pessoas na capital Damascus, mesmo no interior do armazém. Foram 25 metros quadrados de Síria, numa réplica pormenorizada da casa de Rana e da sua família.

casasiriaikea_02_charlienaterradonuncacasasiriaikea_03_charlienaterradonunca

Esta casa Síria foi criada pela IKEA em conjunto com a Cruz Vermelha para chamar atenção do público para temática dos refugiados, mostrando para onde a sua ajuda estava a ir (ou poderia ir). Numa acção para chocar, as icónicas etiquetas do IKEA, que normalmente associadas aos móveis e outros acessórios à venda na loja, tinham informações sobre as condições em que as pessoas daquela casa e de outras semelhantes vivem – sem comida, medicamentos e água limpa. De arrepiar!

casasiriaikea_04_charlienaterradonuncacasasiriaikea_05_charlienaterradonunca

A agência de publicidade norueguesa POL participou nesta instalação, que foi feita por ocasião do TV-aksjonen, num evento anual de angariação de fundos na Noruega, que nesta edição serviu para reunir donativos para aqueles que vivem em zonas de guerra e de conflito.

Palmas para a marca que correu riscos com esta acção, e tornou-se alvo de muitas criticas por parte de alguns lideres de opinião, ou só os “haters” do costume. Estas acções por mais que venham de grandes marcas, tornam-se impactantes por surpreender o consumidor em alturas que está em lazer e não espera ser abordado por estes temas. Vejam o vídeo em baixo para entender como reagiram as pessoas.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

Fonte 1, 2 e 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: