Vaiana Chega Hoje aos Cinemas

Chega hoje aos cinemas o novo filme dos estúdios da Disney, Vaiana, uma aventura de animação arrebatadora que conta a história de uma adolescente corajosa que parte numa viagem arriscada, para provar a si mesma do que é capaz de mover oceanos, e para terminar uma missão inacabada dos seus antepassados. Durante a aventura, encontra o antigo e poderoso semideus Maui. Juntos atravessarem o mar aberto numa viagem cheia de acção, encontrando enormes criaturas marinhas e mitos antigos.

A Viagem ao Pacifico

Há três mil anos, os melhores marinheiros do mundo viajaram ao longo do vasto Pacífico, descobrindo várias ilhas da Oceânia. Mais tarde, durante um milénio, as suas viagens pararam e hoje em dia ninguém sabe explicar porquê. Nesse sentido, e sento esse o tema principal da história, toda a equipa que desenvolveu o filme fez várias viagens ao cenário desta maravilhosa história.

vaiana_disney_charlienaterradonunca_002

Que personagens podemos encontrar?

Além das personagens principais, existem as outras que dão bastante força à história e tornam Vaiana na menina adolescente heroína. A Avó Tala (voz de Rachel House na versão original), a confidente e melhor amiga de Vaiana, partilha com a sua neta uma ligação especial com o oceano, e abre-lhe mais os horizontes para aventureira neta. Ele sente que o oceano tem grandes planos para Vaiana, mas não vai revelar os segredos lendários dos seus antecessores navegadores até ser o momento certo.

Por outro lado, o pai de Vaiana, o Chefe Tui (voz de Temuera Morrison na versão original) é o respeitado líder do povo da Ilha de Motunui. Quer que Vaiana siga os seus passos como líder do povo, mas tem medo da ligação que a filha tem com o oceano e do mundo que existe depois do seu recife. Embora Vaiana entre em choque com o pai, os seus mundos têm muito mais em comum do que imaginam.

A mãe de Vaiana está sempre ao lado da sua filha. É divertida, inteligente e com uma enorme força de vontade, Sina apoia o gosto de Vaiana em estar dentro de água, apesar de proteger a sua filha dos lendários perigos que estão para lá do recife. Acima de tudo, Sina confia em Vaiana para tomar as decisões certas, e a sua voz na versão original pertence à cantora Nicole Scherzinger.

Umas das personagens mais caricatas, os Kakamora, são piratas armados e selvagens em forma de coco que vivem no lixo – e destroços – dos navios que flutuam livremente pelo oceano. Os Kakamora são pequenos, mas são guerreiros implacáveis que não desistem até terem o que querem.

Num dos encontros durante a acção, Tamatoa é um caranguejo egocêntrico que vive em Lalotai, o reino dos monstros. O vaidoso crustáceo quer ser mais do que “inferior na cadeia alimentar” e compensa esta sua lacuna ao cobrir-se de tudo o que brilha. O ávido coleccionador tem um vasto leque de artefactos, bem como um grande rancor a Maui. Jemaine Clement dá a voz a Tamatoa na versão original.

Vaiana tem dois melhores amigos. Heihei é um galo mudo – o tonto da aldeia, na verdade. Quando o galo sem noção vai parar acidentalmente à canoa de Vaiana, parte com ela na sua viagem épica. Mas quando Maui indica a galinha emplumada como a sua próxima refeição, Vaiana, que tem bom coração, arrisca-se para salvar Heihei. Alan Tudyk é a voz de Heihei, na versão original. Pua é o porco de estimação de Vaiana, que tem a energia e a inocência de um cachorro. É ingénuo e doce – faria qualquer coisa por Vaiana. Pua só quer que ela seja feliz.

vaiana_disney_charlienaterradonunca_003

A versão portuguesa de Vaiana

Como já é habitual nos filmes da Disney, a escolha das vozes para a versão portuguesa é algo que tem que encaixar na perfeição com a versão original. Para este filme existem vozes bem conhecidas como Afonso Lagarto (Pescador), Custódia Gallego (Avó Tala), Luz Fonseca (Vaiana), Pedro Bargado (Maui), Ricardo Monteiro (Chefe Tui), Vítor Norte (Tamatoa), entre outros, fazem parte do grupo de artistas que dão voz, na versão dobrada, a algumas das personagens principais.

Música …

A banda sonora conta com a participação dos Átoa, com uma versão da canção principal do filme, intitulada “De Nada”. A boys band portuguesa, não são os únicos portugueses presentes na banda sonora, que inclui ainda versões em português de temas interpretados por Ricardo Monteiro, Raquel Ferreira, Sara Madeira, Helena Montez, Inês Gonçalves, Jade Achiam, Paulo Ramos, Diogo Pinto e Pedro Bargado.

No álbum oficial da banda sonora conta ainda com a participação da nova estrela pop Alessia Cara em “How Far I’ll Go”, e várias composições originais de Lin-Manuel Miranda, Opetaia Foa ‘i e Mark Mancina, bem como as versões originais em inglês dos temas cantados em português. Podem ouvir a banda sonora portuguesa aqui.

vaiana_disney_charlienaterradonunca_004

Já fui ver a este novo filme, e fiquei rendido. Recomendo a todos a irem a correr este fim-de-semana a verem esta maravilhosa aventura. Mais uma vez a Disney não desilude, e a banda sonora é muito bonita.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

vaiana_disney_charlienaterradonunca_005vaiana_disney_charlienaterradonunca_006

Fonte 1, 2 e 3

Anúncios

One thought on “Vaiana Chega Hoje aos Cinemas

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: