Adeus George Michael

2016 por favor acaba rápido! Este ano não tem sido meigo par ao mundo da música. Hoje, dia 25 de Dezembro, Natal, um dos maiores nomes da história da música pop britânica, ex-vocalista dos Wham! e detentor de uma grande carreira a solo desde os anos 80, George Michael morreu, aos 53 anos, em sua casa.

Depois de Prince (post aqui) e David Bowie (post aqui), foi a vez de  Georgios Kyriacos Panayiotou nos deixar este ano. O cantor foi simplesmente um dos ícones pop mais populares dos anos 80, iniciando uma carreira de sucesso logo com os Wham! e continuando depois o seu percurso a solo que, mesmo tendo abrandado o ritmo nos últimos anos, devido a muitas polémicas e mudança de estilos musicais, nunca deixou que a aura do seu nome esmorecesse.

O cantor sempre demonstrou um evidente talento vocal, que foi levado a outros patamares de excelência na sua carreira solo, revelando a sua capacidade (rara) em assimilar ecos de grandes nomes da música negra que admirava. Na sua discografia, recheada de êxitos, é maioritariamente marcada por pop/rock, mas desde cedo levou heranças de músicas da América negra para as suas próprias canções, pelas quais o funk, a soul e até mesmo o hip hop estabeleceram pontes com a pop (quem não se lembra dos concertos e do MTV Unplugged com uns coro negro fantásticos).

A canção que os Wham! gravaram com o tema do Natal, em 1984 ficou na história como uma das mais populares desta altura. E marcou a banda para sempre na história da música pop, para além de outros grandes hits. A música, tem a melodia certa, um arranjo unânime, do apelo geral, Last Christmas revela-se uma canção que entra no ouvido facilmente. Olhando para aquela época, e sabendo o que sabemos hoje, está longe de ser das melhores dos Wham! e o próprio teledisco analisado aos dias de hoje, é de fugir. Mas … que isso importa? É um clássico. E um bom clássico!

Já a solo, Michael alcançou o seu grande êxito com o lançamento de Careless Whisper em 1984 e, em 1987, do primeiro álbum, Faith. Também ficou famosa a versão de Don’t Let The Sun Go Down On Me com Elton John, ao vivo, no início dos anos 90.

Após o sucesso de Faith, George Michael assinou em 1990 o álbum Listen Without Prejudice Vol. 1, que esteve na origem de uma longa batalha nos tribunais com a Sony, editora que o representava. Michael queixava-se de que o contrato que assinara com aquela empresa, em 1988, equivalia a “escravidão profissional”, uma vez que tinha vigência por 15 anos e retirava-lhe o controlo artístico e comercial sobre o seu trabalho, algo muito utilizado na altura pelas grandes editoras. Depois de se dar a conhecer como ícone pop e sex symbol, o cantor quis, com aquele álbum, reiventar-se como um artista mais sério. Mas a Sony, acusou na altura, não gostou da ideia e não promoveu o disco como George Michael queria. A disputa legal de ano e meio acabou com a derrota de George Michael, que só em 1996 voltaria a editar um álbum, para bem dos nossos pecados.

Nesse álbum tem uma das músicas e telediscos que mais me marcaram. A música em sintonia com o vídeo, é algo que para se compara com uma obra de arte. E baixo podem rever o single Freedom| ’90 que ainda hoje mexe comigo como se tivesse sido lançado agora. Foi um marco na carreira do cantor, e na história da música a muitos níveis. De tal forma, que a música é muitas vezes alvo de covers de outros cantores (lembro-me que após a saida dos Take That, o Robbie Williams lançou como single solo). Além disso, ainda este ano, devido ao vídeo ser icónico no mundo da moda, a Vogue colaborou com a Instagram para comemorar o 25º aniversário este single de George, tal e qual como apareceu em Listen Without Prejudice, e como se fosse pela primeira vez.

Revejam os vídeos em baixo e deixem-se levar por esta voz e sonoridade fantástica. George já deixas saudades. De ti, posso pelo menos dizer que vi um concerto ao vivo, e não desiludiste. A música fazia parte de ti, e nós só temos que agradecer. Nunca deixarás de fazer parte das minhas playlists. Até já, com saudades.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

Fonte 1, 2 e 3

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: