E Se Houvesse Um Shazam Para as Obras de Arte? E Há! SmARTify

Quem me conhece, sabe que sou amante de arte. Se entendo de arte?! Bom … Acho que isso é subjectivo. Mas entendo e percebo que nem sempre é fácil gostar de arte. Mas independentemente disso, estar informado é diferente, e se soubermos enquadrar o que está à nossa frente numa exposições é totalmente diferente.

Para mim estar numa exposição de arte, é inspiração e absorção de ideias e trabalhos. Maior parte das vezes a minha análise pode ser simples (dependendo do trabalho), se me diz algo ou não, se gosto ou não. Mas, se pensarmos bem, muitas vezes, o facto de não fazermos a mínima ideia do que está à nossa frente também não ajuda aos “não amantes de arte”. Claro que quem não tem sensibilidade para arte, não a vai ganhar, mas pelo menos por melhorar a percepção do conceito, e ajudar a que se interessem por ela.

E agora além do meu iPod, é fundamental andar com a nova app para smartphone que pode ajudar a resolver este “problema”. Chama-se “SmARTifye é, muito resumidamente, uma espécie de Shazam das obras de arte.

Na prática, a aplicação combina reconhecimento de imagem avançado e realidade aumentada, para se posicionar como uma espécie de guia alternativo na visita a um museu, com um atractivo extra (prevê substituir os audio-guias dos museus). Para a aplicação funcionar é preciso apontar o ecrã para a peça a analisar, aguardar o scan e esperar que a informação detalhada sobre o artista e o trabalho surja no telemóvel. O extra, face a um guia convencional, é a possibilidade de guardar a imagem digitalizada e criar a sua própria colecção de arte.

De acordo com a New Scientist, a Smartify será lançada, em maio, no Louvre, em Paris, no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, no Rijksmuseum, em Amesterdão, e no Wallace Collection, em Londres. Neste momento, já está disponível nos seguintes museus: National Portrait Gallery Rooms 20 & 4 (Londres), Cartoon Museum (London), Tate Modern (Londres), Laguna Art Museum (Los Angeles) e Sluice Art Fair (Nova Iorque).

E Portugal? Por enquanto não há informação de que algum dos nossos museus esteja na app, mas acho que o sucesso vai ser grande, e rapidamente o inventário vai começar a crescer. É esperar! Enquanto isso, a app já está disponível para Android.

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

smartify-charlienaterradonunca-002smartify-charlienaterradonunca-003

Fonte 1, 2 e 3

Follow my blog with Bloglovin

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: