Os Meus Pequenos-Almoços …

Como já devem ter reparado, tenho tentado alargar o blog à área da cozinha, pois é uma das minhas grandes paixões. Acontece que viver sozinho, a correria do dia-a-dia, falta de tempo para a construção de conteúdo nesta área (que requer muito mais tempo e há grandes blogs de culinária), não é tarefa fácil. Mas aos poucos e poucos, a coisa começa a ganhar forma, e quando menos esperarem, o separador já cresceu ali em cima.

Quando era mais pequeno, digamos que quando estudava, até ao décimo segundo ano, era impensável sair de casa sem um bom pequeno-almoço. Por mais que me custasse, pois era/sou daqueles que acorda com pouca fome, era hábito lá em casa, e por outro lado, ser o pai ou a mãe a preparar uma refeição tem outro sabor, não é? Depois chegou a fase que não ligava muito aos pequenos-almoços, pois era sempre a mesma coisa, e acabava por comer fora de casa (diga-se no trabalho, e hoje também acontece muito), mas posso dizer que aprendi a que esta refeição seja hoje em dia uma das minhas refeições preferidas, e mais criativas, caso ainda não tenham reparado pelas minhas redes.

Criatividade e tempo

Na realidade o problema era mesmo falta de criatividade, e a primeira refeição do dia, a mais importante por sinal, tornava-se monótona, sempre com o mesmo sabor, textura ou paladar. Se forem como eu, muitos de vocês não têm muito tempo de manhã e, todos os minutos são preciosos, por isso muitas vezes saímos de casa sem comer. Para tentar ajudar-vos, decidi fazer este post onde “vou falar” do que costumo comer de manhã, refeições rápidas, saborosas e saudáveis (um dia falo do que é para mim o conceito de saudável porque hoje em dia há imensos).

Processed with VSCO with hb1 preset

Comer fruta

Basicamente o meu pequeno-almoço não tem coisas fixas, e tento variar ao máximo para não entrar na tal monotonia. Como tenho estado a reduzir no consumo do açúcar, aprendi uma coisa muito simples. Como gosto de café pela manhã, ao começar a comer fruta, sumo de fruta ou smothies, deixei de colocar açúcar no café. Portanto, isto é uma dica para os que querem cortar no açúcar em algumas refeições. Sempre que comerem algo doce por natureza, escusam de adicionar a outra coisa que estejam a comer (por exemplo o café).

Admito que os meus sumos e smothies são inventados, como podem ver no meu Instagram (aliás como quase todas as minhas receitas). Acho que tenho que me começar a “acalmar” porque são valentes doses de vitaminas, e começar a fazer umas receitas mais focadas. Mas um dia detalho os meus megas sumos multivitaminicos matinais, OK? (e são sem açúcar!)

PequenoAlmoco-CharlieNaTerraDoNunca-011

Café … e bebidas de cereais

Se forem como eu e quiserem também variar no café, aqui fica outra dica muito importante e que muitos desconhecem (incluído eu até trabalhar a conta da Nestlé). Podem substituir o café por outras bebidas mais saudáveis, e que têm um sabor bastante semelhante. Apresento-vos as bebidas de cereais: Mokambo, Pensal, Bolero, Tofina e Brasa. Pois é verdade, se acham que isto são apenas bebidas que as nossas avós bebiam, estão muito enganados. Deviam saber os benefícios destes produtos e ter sempre em casa nem que seja como eu, para intercalar e nos habituarmos a estes sabores. Mas como vos quero facilitar a vida, estas bebidas são preparadas a partir de um ou da mistura de vários cereais torrados, com ou sem adição de café. Para serem consumidas devem ser reconstituídas com leite ou água. Na sua composição não têm adição de açúcar nem de leite e têm baixo teor de gordura. O que acham? Rendidos? Mas há mais! Os cereais são ricos em hidratos de carbono complexos, os quais devem ser a principal fonte energética do nosso organismo. São praticamente isentos de gordura e fornecedores de proteínas de média qualidade. São também boas fontes de minerais (Selénio, Potássio e Magnésio) e vitaminas do complexo B. Mas um dia prometo que faço um post exclusivo sobre eles todos para saberem bem a diferença.

Portanto, voltando ao tema, já sabem que gosto de comer fruta e beber café. O café não necessariamente puro. Neste momento, apenas consumo leite em cafés ou alimentos, pois cortei no consumo caseiro, e no leite com café que tanto gosto (mas o facto é que senti mesmo alterações no meu organismo com este corte). Portanto tenho usado bebida de arroz, mas hoje em dia o que não falta são bebidas substitutas do leite não é?  Muitas vezes também faço capuccino, que adoro!

Panquecas

As panquecas normalmente são para o fim de semana, ou para quando tenho um pouco mais de tempo, porque demora mais tempo a fazer. Normalmente faço-as com farinha de aveia, um ovo, leite de arroz, banana e um pouco óleo de coco, as quantidades faço “a olho” e depende da consistência que quero dar.

Iogurte, granola e fruta

Dependendo do consumo, já faço a minha própria granola em casa. Quem me segue nas redes, principalmente no Snapchat ou Instagram já viu como faço (e como invento no momento), mas fica prometido que farei um post com duas ou três receitas que já fiz. Depois gosto de juntar a granola, de manhã ou no lanche da tarde iogurte (gosto muito do Bio Natural do Lidl) e adicionar fruta. Adoro com frutos vermelhos (variados), uvas, banana, manga e quando é altura, Romã. Vejam em baixo como costumo inventar na composição, é o segredo!

Processed with VSCO with hb1 preset

PequenoAlmoco-CharlieNaTerraDoNunca-004

O mais convencional

Então e as coisas menos saudáveis que me vêm comer pela manhã? Pois, isso é como vos disse em cima, depende do ponto de vista. Admito que gosto muito de pão, e não o corto da minha alimentação. Portanto muitas vezes como pão (tento variar em todo o tipo de pão), também como queijo, e por vezes para variar ainda troco a granola por cereais (com o menos açúcar possível). E muitas vezes junto isso ao que já como, e referi em cima (fruta, café, iogurte, …).

Processed with VSCO with hb1 preset

PequenoAlmoco-CharlieNaTerraDoNunca-022

E a vingança do fim-de-semana!

Um desejo meu, e de todos, é que todos os dias tivéssemos o tempo do fim-de-semana, verdade? E aquela altura que acordamos um pouco mais tarde, e o pequeno-almoço se transforma em brunch! Pois é, tão bom! Tenho feito os meus pequenos brunchs, mas admitemos, não é a mesma coisa fazer um brunch para um ou para três ou quatro. Quando tenho tempo gosto de ter quase tudo o que tenho direito do que faço durante a semana, mas ainda acrescento os quentes, uma boa bruschetta com espargos, ovo, tomate e abacate, e claro o ovo mexido. E vocês o que um bom brunch não pode faltar?

Processed with VSCO with hb1 preset

PequenoAlmoco-CharlieNaTerraDoNunca-010

O que ainda quero introduzir de novo …

Quero introduzir rapidamente no meu pequeno almoço, a tão aclamada tapioca para ter mais um alimento para variar com os que já como. Só ando a tentar ver qual a melhor opção para compra. Alguém tem alguma que recomende?

Também tenho que dar mais uma oportunidade às papas de aveia  porque são super fáceis de fazer, mas a textura não me convence. Acho que tenho que fazer num dia anterior e deixar no frio, e depois adiciono fruta e sementes, para ficar mais gulosa. Alguém tem uma boca receita, para pessoas que sofram do meu mal de não gostar de papás desde pequeno?

Tenho na lista para fazer e experimentar, o pudim de chia, mas confesso que ainda não me aventurei. Mas, vi uma receita que era juntar num pote de vidro, três colheres de sementes de chia, canela e cobrir tudo com leite, mexer e deixei repousar uma hora no frigorífico, depois convém voltar a mexer e deixar mais umas quantas horas. Quando for para comer, fazer como faço com o iogurte, juntar morangos, framboesas e mirtilos.

Em suma, tento comer variado e não entrar em monotonia, que apercebi-me que isso me fazia enjoar das refeições, nomeadamente a do pequeno-almoço. Enquanto não detalho mais as minhas receitas (vamos ver se isso anda para a frente, o que acham?), deixo-vos aqui, aqui e aqui umas inspirações para receitas saudáveis ao pequeno-almoço.

PequenoAlmoco-CharlieNaTerraDoNunca-020

E vocês? Contem-me! O que costumam comer ao pequeno-almoço?

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

PequenoAlmoco-CharlieNaTerraDoNunca-019

Fonte 1, 2, 3, 4 e 5

Follow my blog with Bloglovin

Anúncios

One thought on “Os Meus Pequenos-Almoços …

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: