Content, Transparency, Inteligência Artificial| Day #01 Web Summit 2017

Para muitos é o segundo dia do Web Summit Lisboa 2017, mas para quem faltou à cerimónia de arranque, e esteve a trabalhar, conta como primeiro dia. #VidaDePublicitário voltou ao parque das nações para mais uma edição do Web Summit em Lisboa.

Se o ano passado se falou muito de Advertising, Social Media, Investment, App’s, Programmatic, Unicorns (revejam o post do primeiro dia da edição 2016 aqui), este ano o foco foi a Inteligência Artificial: robôs, carros autónomos, máquinas ou os super-humanos que seremos daqui a 20 anos.

WebSummitLisboa2017_Day01_005

Se até ao dia de ontem já todos contariam com a presença surpresa da mais novata residente da cidade, Madonna, isso ainda não aconteceu. Aliás a maior surpresa foi mesmo o convidado especial: o físico Stephen Hawking, que surgiu para falar de inteligência artificial – o símbolo ou a destruição da humanidade? O físico surgiu nos ecrãs gigantes do Altice Arena, introduzido pelo português Nuno Sebastião, e foi logo recebido com uma grande salva de palmas. Numa apresentação muito interessante, em que a Inteligência Artificial é defendida como o mais importante símbolo da nossa civilização – pela importância que tem na detecção da fraude em tempo real, na saúde, pobreza, em suma, ser utilizada para o desenvolvimento da humanidade.

Mas isto seria tudo fácil, não fosse a Inteligência Artificial a criança que todos nós temos que cuidar. No dia em que o evento recebeu dois robôs no palco. Sophia avisa que os robôs não vão destruir ninguém. Einstein diz que tudo depende dos valores humanos que absorverem (podem ler artigos interessantes sobre esta conferência aqui e aqui).

WebSummitLisboa2017_Day01_004

Esta terça-feira houve conferências com François Hollande, Brian Krzanich, Margrethe Vestager entre muitos outros. Mas por outros palcos ouviu-se técnicas de criação de ideias, de content no seguimento das novidades e tendências do último ano. E para os profissionais da área, é importante reter algumas reflexões tais como_ a publicidade já tinha desbravado caminhos e estratégias de content no passado, e que criou emoções e desenvolveu pessoas. A publicidade tal como é hoje, continua igual e não é meramente anúncios e marketing, é também preocupações sociais, causas culturais, mudanças de mentalidade e/ou preocupações ambientais.

Por outro lado, todos sabemos que hoje em dia os consumidores acreditam e são influenciadas mais por pessoas online, amigos do que anúncios ou artigos. Mas nada a temer, estamos numa fase de mudança, transição e adaptação, mas que no futuro outra técnica crescerá, abafando os influencers, redes sociais, partilha, criação de conteúdos. Alguém imagina o que será?

WebSummitLisboa2017_Day01_003

Por fim, com esta conjuntura toda, as marcas têm que ser transparentes para os seus consumidores e transmitir tudo aquilo que são. Cada vez mais os consumidores têm opiniões e estão informados, portanto tudo o que se cria tem que ser coerente e sem enganos.

Amanhã há mais, e a #VidaDePublicitário vai andar por lá! Acompanha tudo no meu Instagram .

Segue o Charlie na Terra do Nunca em
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

WebSummitLisboa2017_Day01_002

Anúncios

One thought on “Content, Transparency, Inteligência Artificial| Day #01 Web Summit 2017

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: