O Que Se Anda a Ver Por Aqui? | Black Mirror

O Inverno está em alta, e parece que não nos vai largar … (agora é que chegou!). Mas para os que adoram a manta, o aquecedor, o saco de água quente, as pantufas, e tudo o resto a que temos direito, os dias têm estado óptimos para ficar por casa com este kit. Não sou amante do Inverno, mas quando se pode ficar em casa no quentinho, a ouvir a chuva lá fora, sabe bem … e nada melhor que estes dias para isso!

O tempo é algo que não se compra, e muitas vezes não é suficiente para aquilo que queremos fazer. O inicio do ano é feito de mudanças, desejos, sonhos, novas metas e organizar tudo novamente. É uma nova etapa que começa, ou recomeça. Entre muitas coisas que quero fazer este ano, há uma em particular que quero continuar, mas melhorar o meu foco. Quero continuar a ver mais séries, e dedicar mais tempo a essa temática aqui no blog.

Tenho muitas em atraso, outras na calha para ver, e outras que não consigo esperar e estão em dia. Mas o pior deste vicio, é que o número delas não pára de aumentar. Mas vou aproveitar estes dias para fazer uma das coisas que mais gosto … ver uma série de enfiada sem interrupções. Se for algo do meu agrado melhor! Fico colado, e nem apetece ir dormir de noite.

Netflix-BlackMirror-CharlieNaTerraDoNunca-002

Eu e o Black Mirror

Uma das séries que me apaixonei, foi Black Mirror. Estreou em 2011 no canal britânico Channel 4, mas depois mudou-se para a Netflix. Criada por Charlie Brooker, a quarta temporada chegou hoje!

Black Mirror é uma série “esquisita”. Prefiro por as coisas assim, para os mais sépticos. Nesta série, os episódios não têm ligação entre si (pelo menos por enquanto – ainda não vi a quarta temporada), os actores, argumentistas e realizadores são sempre diferentes e as histórias são muitas vezes bizarras. Mas, para mim, basta ver um episódio para ficar viciado – basta um único episódio para ficar com medo do futuro.

Mas calma, não se assustem, há uma grande premissa na série: de que forma é que as novas tecnologias poderão afectar a nossa vida. Em muitas histórias as visões são pessimistas, irónicas e nada divertidas, mas bom, a “piada” é mesmo essa. A magia de Black Mirror é por-nos  a pensar em coisas — no meu caso que trabalho com redes sociais, publicidade e marketing — que nunca nos passariam pela cabeça … E ficamos assustados com o desenvolvimento tecnológico que parece estar a preparar-se para nos tramar a cada esquina.

Cada episódio é uma realidade paralela que apesar da tecnologia, são as relações humanas, as emoções, o destino de cada personagem, o sofrimento e a impossibilidade de ser livre. Porque o mundo deixa cada vez mais de ser privado, os segredos deixam de ser segredos, o comportamento está sempre a ser vigiado e a liberdade desapareceu.

Charlie Brooker é o homem por detrás desta série que ainda passou despercebido a muita gente. Este argumentista e crítico britânico de 47 anos, que também apresenta alguns programas no Reino Unido, é satiricamente pessimista.

Netflix-BlackMirror-CharlieNaTerraDoNunca-001

Histórias anteriores

Para os mais distraídos, aproveitem, é agora! Vejam as temporadas anteriores! Depois de duas temporadas com apenas três episódios cada uma (o último episódio é um especial de Natal – nada natalício –  com Jon Hamm, de Mad Men),  a terceira temporada tem seis episódios, e esta nova outros novos seis, e estão disponíveis na Netflix.

Esta série ainda passou despercebida a muita gente, e é uma pena. Eu adorei adoro! Não vou dar uma de spoiler, mas digo-vos que fiquei de boca aberta no primeiro episódio, e depois disso vi a série numa velocidade nunca antes vista. Entrou directamente para o meu top de séries, e tento todos os dias converter amantes de séries a Black Mirror.

Brooker cria imensos conceitos, reiais e imaginários ao mesmo tempo, com inovações tecnológicas  perfeitas, aptas a tornar a sociedade mais produtiva e evoluída, mas com um lado negro da ficção científica, assustador e apaixonante.

Quarta Temporada. A Nova!

Pouco mais de um ano depois, hoje, estreia a quarta temporada de Black Mirror. Novos seis episódios, que estou em pulgas para ir ver. São outras seis distintas histórias com narrações complementares.

Muito podia escrever, mas talvez guarde o que vou achar desta nova série para outro post, uma vez que este já vai longo, e eu quero ir ver a nova temporada. Desculpem!

CharlieNaTerraDoNunca_BlackMirror_Season4_004.jpg

Curiosidades

Para que saibam, a relação entre Netflix e Black Mirror começa bem antes da empresa de streaming contratar os direitos criativos e de distribuição da série criada por Charlie Brooker. Por volta de 2014/2015, a série começou a ter uma certa repercussão nas redes sociais, mesmo que num nicho. O foco é ao nível do The Twilight Zone, e despertou curiosidade de alguns grupos de debate e critica. Em 2015, a série apareceu no catálogo da Netflix, e a partir disso, a então pouco conhecida produção tornou-se um pequeno fenómeno.

Em baixo o trailer da quarta temporada, e podem seguir uma playlist com a música da série aqui (Spotify). Uma sugestão, para quem ainda não tem plataforma que agregue a sétima arte, podem registar e seguir-me no trakt.tv, onde tenho conta e registo os filmes e séries que vejo (normalmente partilho pelo Twitter). Mas o melhor mesmo (pelo menos para mim que vejo imensas séries), é a app iTV Shows, que tem login com o trakt.tv, e podemos registar em que episódio vamos das séries que seguimos. Experimentem, mas se tiverem outra do género melhor digam.

Agora desculpem, mas o sofá e o Netflix chamam por mim. Mas digam lá: vocês, andam viciados em que série?

Segue o Charlie na Terra do Nunca em

Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest | Bloglovin’ | Blogs Portugal

 

[trailer 4ª temporada]

Fonte 1, 2, 3, 4, 5, 6

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: