Escher Em Lisboa

Normalmente deixo as melhores coisas para o fim, mas hoje vou ser diferente! Aproveitem, que a exposição de Escher foi prolongada até dia 16 de Setembro, no Museu de Arte Popular, em Belém. Agora não há mesmo desculpas, para faltarem à primeira grande exposição dedicada ao artista gráfico holandizes.

Este fim-de-semana visitei a grande retrospectiva dedicada a Escher, o artista holandês que é o viaja pelo mundo, e bate records de bilheteira. Com esta exposição, a titulo de curiosidade, e para os amantes de arte, é o primeiro investimento em Portugal da Arthemisia, empresa líder internacional na produção de grandes exposições de arte.

A montra conta com 200 obras, e um conjunto de equipamentos didácticos e interactivos, de experiências e muitas surpresas.  Ao longo da exposição percorremos o processo criativo completo deste génio visionário, cujas criações encantaram as mentes de cientistas, estudiosos e a imaginação de gráficos. Além de exercendo uma forte influência no mundo da arte, Escher demonstrou a ligação entre o processo criativo e os nossos conhecimentos lógicos, matemáticos e científicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que muitos não sabem, é que Escher aprendeu a desenhar com um judeu de origem portuguesa, Samuel Jessurun de Mesquita, no início da década de 20, na Escola de Arquitectura e Artes Gráficas de Haarlem. Nas décadas seguintes, o artista tornou-se um dos artistas mais populares do século XX, mesmo se a crítica e os pares nunca lhe deram crédito. Muitas vezes foi rejeitado pela crítica e venerado pelo movimento “hippie” dos ano 60. Mas mais tarde, as suas gravuras tornaram-se célebres e fazem hoje parte do imaginário colectivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na exibição, vão poder ver as obras-primas de Escher mais conhecidas, como “Mão com Esfera Reflectora”, “Relatividade” (ou Casa das Escalas), “Belvedere”, “Dia e Noite” e “Metamorfose”. A titulo curioso, na parte final, podemos ver alguns trabalhos artísticos – publicitários, animações, livros, filmes – que foram inspirados e/ou homenagearam o artista.

Eu adorei! Por isso, corram, não esperem pelos últimos dias e vão ver uma exposição cheia de surpresas. Alguém que já tenha visto, e partilhe do mesmo sentimento que eu?

Segue o Charlie na Terra do Nunca em

Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest | Bloglovin’ | Blogs Portugal

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: